Pela primeira vez, cientistas produzem coração completo em impressora 3D

Direto do laboratório de biologia molecular e biotecnologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, um grupo de cientistas conquistou um feito inédito! Pela primeira vez, um laboratório conseguiu a proeza de produzir um coração completo (com vascularização) em uma impressora 3D.
O trabalho foi publicado no periódico científico Advanced Science. “Esta é a primeira vez que alguém em qualquer lugar conseguiu projetar e imprimir um coração inteiro repleto de células, vasos sanguíneos, válvulas, ventrículos e câmaras”, afirmou o professor Tal Dvir, professor da Universidade de Tel Aviv e ‘cabeça’ da equipe.


Anteriormente, cientistas já haviam conseguido produzir corações 3D, mas apenas envolvendo tecidos simples e de outros animais, sem condições de adequação para substituir o órgão original.


Como é feito o coração em impressora 3D
“Este coração é feito de células humanas e materiais biológicos específicos do paciente. Em nosso processo, esses materiais servem como biotintas, substâncias feitas de açúcares e proteínas, que são usadas para impressão 3D de modelos complexos de tecidos”, explicou o professor em um comunicado da instituição.
Para a construção do órgão, os pesquisadores retiraram de pacientes selecionados uma biópsia do tecido adiposo. In vitro, as células extraídas foram reprogramadas para se tornarem células-tronco do tipo “pluripotentes”, isto é, que poderiam ser diferenciadas de células cardíacas e endoteliais (dos vasos sanguíneos).


FONTE: https://www.noticiasvip.com.br/saude/pela-primeira-vez-cientistas-produzem-coracao-completo-em-impressora/17681/